terça-feira, 11 de outubro de 2011

Atividade "Estação Futuro"

No dia 3/09/11 realizamos uma atividade com a O.M. chamada "Estação Futuro".

Nessa atividade as moças aprenderam sobre a importância de fazer as escolhas certas hoje, colocando o Pai em primeiro lugar, para conseguirem seu terceiro vestido branco, e poderem entrar no Templo. 




Quando as moças chegavam na atividade elas recebiam um passaporte para embarcarem na "viagem ao futuro". Cada passaporte foi impresso em folhas de cores diferentes, e cada cor formava um grupo.


Na parte da sacramental damos a abertura, e mostramos o trailler do filme Alice no País das Maravilhas (versão desenho) junto com um trecho em que a Alice está perdida e se encontra com o gato (primeiro trecho do vídeo)


A partir daquele momento, todas elas passaram a ser “Alice” ( elas receberam arquinhos preto com um lacinho).

Elas desceram em grupos, de acordo com a cor que estava em seu passaporte.
Conformem foram descendo para as salas as que ficaram assistiram ao filme “Alice no País das Maravilhas”.

Ao chegarem no corredor elas foram recepcionadas pela Alice que encaminhou-as até as SALAS OBRIGATÓRIAS.  Lá a presidente explicou que elas iriam passar em 3 salas obrigatórias, onde iriam aprender coisas importantes.

3 Salas Obrigatórias

1°. Sala - Sala da Pré-Existência
Recursos: (sonoplastia / representação)
Responsáveis: Elaine
Atividade: Colocar uma líder como Moça para interpretar a pré-existência
Fala: (olhando para frente) De acordo com o plano do pai Celestial, agora chegou a minha hora. Eu ganharei um corpo e irei para a terra. Nascerei nos braços de uma família. O Pai Celestial me dará o livre arbítrio para escolher a que caminho deverei tomar. E passarei pelo véu do esquecimento. (olhando para o lado como se o Senhor estivesse com ela) Pai, não se preocupe. Sei o caminho de volta. Me espere. Serei obediente e farei valer o plano de salvação. 

***Passar pelo véu do esquecimento para ir para a próxima sala.



2° Sala -  Apresentação do bebê
Recursos: (sonoplastia / representação)
Responsáveis: Rosy
Atividade: Sala da Apresentação: Colocar um casal com uma bebezinha, mostrando que ela nasceu e está sendo apresentada ao mundo.


***Falar do Primeiro Vestido Branco


3° Sala – Batismo
Recursos: (sonoplastia / representação)
Responsáveis: Elaine / Pres. Marinho / Pres. Galbes
Fala: Faço convênio de guardar os mandamentos de Deus, e tomar sobre mim o nome de Cristo.

***Falar do Segundo Vestido Branco


Quando as moças terminaram de passar pelas 3 salas obrigatórias elas foram encaminhadas novamente para oc corredor. Lá havia 5 salas opcionais, e cada jovem poderia optar por entrar de 3 salas. 

5 Salas Opcionais 





A Alice e o gato ajudaram a confundir que caminho tomar. As líderes atraíram as moças para suas salas, persuadindo-as.
(Foi muito engraçado ter o Pedrinho como o gato e vê-lo assustando as moças com a corneta! ) 





1° Sala  -  Sala Vem Dançar



Responsável: Mylla
Cor: Vermelho
Pontuação: 10 pontos
Recursos: (rádio – cd de músicas animadas)
Atividade: Na sala estará tocando música, a líder convidará as moças para dançarem.

2° Sala: Sala Mutual 



Responsáveis: Aline e Fernando
Cor: Azul
Pontuação: 25 pontos

Atividade: Lá ela aprenderá que ao completar 16 anos ela poderá namorar. Ensinamentos: Rapaz que tenha o mesmo princípio e a mesma doutrina, que obedeça a lei da castidade e mantenha controle em seus apetites e paixões. Colocar um casal para encenar como deve ser um namoro nos padrões. Ex.: 1. Não sair e nem ficar sozinha com o namorado. 2. Beijos – somente de selinhos. 3. As mãos devem ser sábias e não usar de atrevimento.



3° Sala: Sala dos Jogos




Responsável: Aninha
Cor: Vermelha
Pontuação: 10 pontos
Atividade
Jogo da Sequência: a professora escolhe um tema e cada aluno precisa falar uma palavra referente ao tema e o próximo da roda precisa falar o do amigo, o dele, e assim por diante. Exemplo: Tema - Fui à praia e levei... 1º aluno: protetor solar. 2º aluno: protetor solar, óculos. 3º aluno: protetor solar, óculos, guarda-sol.
Recursos: Jogos de Tabuleiro / Calendário
***Lá ela encontrará muito entretenimento. Porém, haverá um calendário indicando que é domingo “Dia do Senhor”. Ninguém pode falar.

4°Sala: Sala da Leitura



Responsável: Ivanir
Cor: Azul
Pontuação: 25 pontos
Atividade: Importância da Leitura. Lá terá todo o Programa da Leitura do Livro de Mórmon e as líderes farão com que leiam pelo menos um versículo de escritura. Ganhará um bônus verde.
Recursos: Livros e Escrituras

5°Sala: Sala Virtual



Responsável: Cínthia
Cor: Vermelha
Pontuação: 10 pontos
Atividade: Bata- papo com as moças. Discutirem alguns temas usando a termos “virtuais”, com plaquetas “Curtir” e “Denunciar Spam”. Exemplo.
Será apresentado um ou dois casos “Novo Post”, As moças poderão debater esse caso.
*As que gostarem levantarão a plaqueta “Curtir”, e poderão expressar o que sentem em relação àquele “post”.
*As que não aprovarem levantarão a plaqueta “Denunciar Spam”, e poderão expressar o que sentem em relação àquele “post”.
Novo Post (1): “Já é tarde e no dia seguinte eu tenho aula cedinho, minha mãe já me mandou dormir mais de 3 vezes, mas a Laurinha  ainda não terminou de me contar as novidades de sua festa por MSN e eu quero muito saber. Então, decidi ignorar o sono e os gritos de minha mãe e ficar mais um pouco na internet.” -  Quem quer “comentar” esse post?
Novo Post (2): “Muitas vezes entro na internet com o intuito de acessar o Sites da Igreja da ORM e para acessar alguns blogs das moças que gosto muito, mas como rotina, sempre entro primeiro no MSN, facebook e no meu Orkut. Começo a conversar com meus amigos e quando vejo já passou horas e esqueci-me de fazer o que realmente tencionava. Preciso mudar minha conduta urgentemente!” -  Quem quer “comentar” esse post?





Elas Subiram para a Sacramental. A medida que os grupos forem chegando, imediatamente já serão separadas as moças “Azuis” (acima de 50 pontos), das Moças “vermelhas” (abaixo de 50 pontos).

Quando todas chegaram, assistiram novamente ao trecho do filme Alice no País das Maravilhas. E a presidente das moças da Estaca, a Isabel,  foi dar a mensagem e explicar a atividade.


Mensagem do Presidente Tomas S. Monson
No clássico de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, Alice chega a uma encruzilhada onde há dois caminhos diante dela, seguindo em direções opostas. Ela se defronta, então, com o Gato Risonho, a quem pergunta: “Que caminho devo tomar?” O gato responde: “Isso depende do lugar aonde quer chegar. Se não sabe para onde quer ir, então pouco importa o caminho que irá tomar”.1 Ao contrário de Alice, todos sabemos para onde queremos ir. Realmente importa aonde você quer ir, porque o caminho que tomar nesta vida o levará para a senda que trilhará a seguir. O Pai Celestial deu a cada um de nós o poder para pensar, raciocinar e decidir. Cada um de nós tem a responsabilidade de escolher. Talvez se pergunte: As decisões são realmente importantes?” Digo-lhe que as decisões determinam o destino. Você não pode tomar decisões eternas sem conseqüências eternas. Darei a você uma fórmula simples com a qual poderá medir as escolhas com que se defrontar. É fácil lembrá-la: “Você não estará certo se fizer o que é errado; você não estará errado se fizer o que é certo”. É preciso ter coragem para pensar o que é certo, escolher o que é certo e fazer o que é certo.” (Monson, Tomas S., Encruzilhadas, O Amigo, Abril 2004 p 2)
Explicação.

Após a mensagem e explicação elas assistiram o Vídeo:







As que ganharam bônus foram as primeiras serem convidadas a entrar no Salão Cultural onde assistiram ao vídeo dos Casamentos no Templo, com fotos que Moças da nossa estaca que fizeram as escolhas certas e se casarão no Templo do Pai. As moças que fizeram mais de 50 pontos ganharam algo compensador. (Estou preparada para fazer escolhas sábias em minha vida).

Poema: Projeção e leitura do poema dos 3 vestidos brancos.





Vídeo: Moças que conseguiram cumprir com a meta do Casamento Eterno



As demais ficaram assistindo da Sacramental. Somente depois foram convidadas para participarem da atividade no salão.


Então, as cortinas no palco de abriram e para a surpresa de todos, lá estavam os três vestidos brancos, e uma mesa uma maquete do Templo de São Paulo, com cupcakes e as lembrancinhas "Maletinha do casamento". 







Essa atividade foi 10! Nós todas nos emocionamos muito e pudemos refletir um pouco sobre se estamos sendo edificadas com as decisões que estamos tomando. 
Espero que tenham gostado!




4 comentários:

Unknown on 12 de junho de 2013 às 22:13 disse...

Fiz essa atividade e foi um sucesso.... Muito obrigada... Estou amando esse blog...

Unknown on 14 de outubro de 2013 às 11:01 disse...

Olá irmãs
Sou de Campinas e trabalho na Presidência das Moças da Estaca, simplesmente amei essa atividade! Uma excelente ideia, mas me apaixonei pela maquete do templo,como foi feita? Qual material usaram? Se puderem me mandar um email, agradeço; maiarinhasalgado@hotmail.com
Muito obrigada!
Beijos

Aline Nascimento on 8 de abril de 2016 às 22:09 disse...

PERFEITO!

Unknown on 12 de fevereiro de 2020 às 12:20 disse...

Amei atividade vou fazer aqui minha ala ur7 estaca caxanga Recife
Vocês mais atividades tem como manda por favor obrigado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...